Um aumento no número de investidores de varejo migrando para corretores online durante a pandemia do coronavírus pode criar “bolhas” engendradas pela mídia social, disse na quarta-feira (3) o principal regulador de mercados da França.
Segundo a Reuters, Robert Ophele, presidente do órgão fiscalizador de mercados da AMF da França, disse que o frenesi comercial alimentado por postagens no fórum do Reddit e a alta nos preços do bitcoin mostraram como a tecnologia e as mídias sociais podem trazer “irracionalidade” aos mercados financeiros.
“Clientes com acesso direto ao mercado são bem-vindos, mas levantam questões sobre … novas maneiras de manipular mercados com uma dimensão de mídia social”, disse Ophele em um webinar da Afore Consulting.
Bolhas: caso Game Stop
A batalha entre pequenos investidores e fundos de hedge que abalou os mercados de ações dos Estados Unidos e da Europa na quarta-feira (27) — GameStop — avançou para a Ásia nesta quinta-feira (28), com ações de várias empresas australianas em alta se juntando a uma lista de operações originadas em redes sociais que custaram bilhões de dólares às instituições financeiras.
Segundo a Reuters, ações australianas que tinham grandes posições de “short”, incluindo Webjet e Tassal Group, subiram mais de 5%, mesmo com o índice de referência ASX 200 de Sydney caindo 2%.
Em Nova York, a GameStop, a rede de lojas de videogames no centro da disputa entre Wall Street e Main Street, subiu mais 37% no início das negociações, após acumular alta de 1.700% em duas semanas, o que atingiu fundos que estavam apostando contra a ação.
Bolhas: mercado
Impulsionado por um exército de investidores individuais que negociam os papéis por meio de aplicativos de corretagem online como Robinhood.com e discutem investimentos em fóruns anônimos, o salto dramático no preço das ações de empresas como GameStop, BlackBerry e AMC Corp atraiu muitos pedidos para investigações de autoridades do mercado.
“O frenesi levanta todos os tipos de questões em relação à possível manipulação do mercado”, disse Michael Hewson, analista-chefe de mercado da corretora de varejo CMC Markets UK.”Já é ilegal que as instituições se coordenem da maneira que se vê atualmente na movimentação dos preços dessas ações, levantando questões sobre a legalidade do que está ocorrendo atualmente nesses fóruns.”
- Só clique aqui se já for investidor