COPEL (CPLE3): Venda atinge 16.607GWh

Volume de energia vendida atingiu 4.257 GWh no 2T22

Antes da divulgação do balanço financeiro, a Companhia Paranaense de Energia – COPEL (CPLE3) apresentou o desempenho operacional do primeiro trimestre de 2022 e também do segundo semestre.

Distribuição

O mercado fio da Copel Distribuição, composto pelo mercado cativo, pelo suprimento a concessionárias e permissionárias dentro do Estado do Paraná e pela totalidade dos consumidores livres existentes na sua área de concessão, subiu 1,7% no consumo de energia elétrica no segundo trimestre de 2022 em relação ao mesmo período do ano anterior e 3,8% no acumulado do ano.

Considerando os efeitos da energia compensada no consumo de Mini e Micro Geração Distribuída – MMGD, que passou de 152 GWh no 2T21 para 255 GWh no 2T22, com aumento de 67,1%, o crescimento do mercado faturado registrou variação de 0,5% entre os períodos e 2,3% no acumulado do ano, já computado o Custo de Disponibilidade verificado para o mercado de Geração Distribuída.

Setor Comercial

O aumento foi de 6,9%, impactada pela retomada da atividade econômica a partir da flexibilização das medidas restritivas à mobilidade social de prevenção ao coronavírus.

Setor Industrial

Com aumento de 2,9% em função do crescimento do consumo de: setores de Metalurgia em 53,8%, com representatividade de 3,7% do consumo da classe; Fabricação de Produtos Alimentícios em 4,6%, com representatividade de 35,8% do consumo da classe; e Fabricação de Celulose e Papel em 4,7%, com representatividade de 12,0% do consumo da classe.

Outras classes, com aumento de 2,6% devido, principalmente, à classe Poder Público pelo retorno das atividades presenciais a partir da flexibilização das medidas restritivas, em especial, no ensino público.

Setor Residencial

Com redução de 1,5% reflexo da flexibilização das medidas restritivas que proporcionou o retorno presencial às atividades laborais e escolares, reduzindo a permanência dos consumidores em suas residências e, consequentemente, o consumo médio no período que passou de 165 kWh/mês no 2T21 para 158,8 kWh/mês no 2T22 (queda de 3,7%).

Setor Rural

Com redução de 4,9% impactada pelo decréscimo no número de consumidores cativos em 2,7% e redução de 9,8% no consumo da atividade de Agricultura e Pecuária que representa 88,6% do consumo da classe.

Geração

O volume de energia vendida da Copel Geração e Transmissão (incluindo a energia oriunda de UHE Foz do Areia – FDA e PCH Bela Vista – BVE, mas excluindo UTE Araucária) atingiu 4.257 GWh no 2T22, alta de 5,2% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Para os parques eólicos, total de energia vendida foi de 709 GWh, alta de 27,1%, influenciado, principalmente, pelo Complexo Vilas, que desde de dezembro/21 está no portfólio de energia da Companhia e representou neste trimestre 26,1% da geração própria das eólicas.

Comercialização -Copel Mercado Livre

No segundo trimestre de 2022, o volume de energia vendida pela Copel Mercado Livre subiu 6,3% em relação ao 2T21, por conta da alta de 41,9% na energia vendida para consumidores livres e de 12,4% da energia vendida em contratos bilaterais.

Mercado Consolidado da Copel

O total de energia vendida pela Copel, composto pelas vendas da Copel Distribuição, da Copel Geração e Transmissão, dos Complexos Eólicos e da Copel Mercado Livre em todos os mercados, atingiu 16.607 GWh no 2T22, representando um crescimento de 5,3% em relação ao mesmo período do exercício anterior.

Gostou deste conteúdo e quer saber mais? É só clicar aqui 

Veja também no nosso blog

você pode gostar também

Comentários estão fechados.