Para quem vê de fora, ter muito dinheiro parece ser solução para praticamente todos os problemas. Mas quem administra grandes fortunas sabe que ele costuma também trazer uma série de questões complexas: a gestão do patrimônio em si, governança, administração de imóveis e bens móveis, contabilidade, planejamento sucessório, e diversas questões tributárias. É para isso que existem os family offices: escritórios com times especializados que oferecem assessoria completa para as famílias de alto poder aquisitivo.
Não existe um modelo a ser seguido. Cada família/negócio tem suas particularidades. É preciso analisar o tamanho do patrimônio, perfil da família, seus custos de vida, vocação dos herdeiros, necessidade de liquidez, laços interfamiliares, entre outros fatores.
“Uma consultoria profissional pode trazer um olhar isento, que permite fazer as perguntas apropriadas, e os instrumentos disponíveis para a proteção adequada dos investimentos. Com uma análise racional, é possível planejar uma transição entre gerações de forma pragmática e segura, além, é claro, de fazer aquele patrimônio crescer e estar blindado em tempos de crise. É um trabalho totalmente personalizado, não existe fórmula pronta”, explica a sócia e CEO da Alocc Gestão Patrimonial, Sigrid Guimarães, que atende cerca de 350 famílias de São Paulo, Rio de Janeiro e outros estados brasileiros.
A executiva destaca também que o mercado de family office ficou ainda mais aquecido desde o início de 2020. “A pandemia de covid-19 fez com que as famílias passassem a se preocupar com a organização financeira, inclusive o público mais jovem”, afirma.
A executiva preparou estes cinco pontos abaixo para você entender melhor como funciona um family office:
O serviço
Assessoria completa para as famílias, muito além dos investimentos. Aborda análise patrimonial e do padrão de vida familiar, planejamento tributário e sucessório, previdência e seguros, empoderamento dos herdeiros, entre outros.
Como funciona
Um family office tem como objetivo trazer tranquilidade e liberdade para as famílias atendidas, gerindo o patrimônio e os orçamentos da mesma.
Quem pode ter? Famílias com alto poder aquisitivo.
Tipos disponíveis
Single family office: estrutura montada para atender uma única família com serviços exclusivos; ou Multi family office: estrutura que presta um serviço para várias famílias ao mesmo tempo.
E na prática são responsáveis pelas finanças familiares, atuando no dia a dia para planejar e gerir aquele patrimônio. Orientam os clientes sobre as aplicações dos recursos financeiros mais indicadas para os seus perfis e objetivos; constroem um bom colchão de liquidez (reserva de emergência considerando pelo menos 36 meses do custo de vida daquela família); fazem planejamento de aposentadoria e também o planejamento sucessório, assegurando aos herdeiros o resguardo patrimonial; entre outras atividade.
Destaques no nosso blog