As melhores ações para investir em 2021 serão as dos investidores estrangeiros

As melhores ações para investir em 2021 serão escolhidas pelos gringos e você precisa saber disso. Como todos sabemos, a taxa de juros em 2% deixou a renda fixa pouco atrativa para o investidor estrangeiro.

Não vale a pena colocar dinheiro no Brasil, um país arriscado para ter uma rentabilidade baixa. Em relação a renda variável, as ações de empresas listadas na B3 (B3SA3) também não têm atrativo, principalmente porque o país não conseguiu fazer as reformas necessárias, além da previdenciária.

Aprenda a identificar os melhores IPOs para investir bem

Investidores estrangeiros acreditam novamente no Brasil

Porém, o jogo mudou. A máxima de que enquanto alguns choram outros vendem lenço é real e vai beneficiar o Brasil. A alta do dólar+1,81%, que prejudica a inflação e rebaixou o real, também traz benefícios.

A bolsa brasileira ficou muito barata para quem tem dólares. Por outro lado, os bancos centrais inundaram de dinheiro as economias para que o novo coronavírus não causasse consequências ainda mais desastrosas. A combinação destes fatores fez com que o gringo voltasse a aportar dinheiro na B3 acreditando na alta das ações.

Ações: OIBR3 e IRBR3 estão de fora:

Este movimento deve acelerar ainda mais em 2021. Entretanto, é preciso entender como o gringo se comporta se quiser aumentar as suas chances de lucrar com as ações.

O estrangeiro não investe em ações da Oi (OIBR3 e OIBR4) ou IRB Brasil RE (IRBR3). O estrangeiro prioriza basicamente duas coisas: empresas sólidas, como Vale (VALE3), Itaú (ITUB4) e Petrobras (PETR3 e PETR4), e companhias que possuam liquidez. Ou seja, se eles quiserem comprar ou vender US$ 1 bilhão, conseguirão montar sua posição.

Risco X Retorno

Não existem garantias na renda variável, mas, em teoria, o capital especulativo vindo de fora do país deixa as ações de grandes empresas mais atrativas para nós, investidores sardinhas, e consequentemente faz com que o risco do investimento diminua.

A pergunta que fica é: será que o risco x retorno de empresas pequenas ou em recuperação judicial valerá a pena em 2021?

  • Só clique aqui se já for investidor