Artigo: Ano eleitoral – vale a PETR4?

Se existe uma empresa forte no Brasil, essa empresa é a Petrobras (PETR4). Mesmo com todas as interferências políticas e percalços econômicos, locais e internacionais, as quedas no valor de suas ações são muito pontuais e a recuperação é quase imediata.

A recuperação da empresa após os escândalos de corrupção também deve ser destacada, principalmente no que diz respeito à venda de ativos que não estão alinhadas com o foco principal da empresa. A política de paridade de preços, acompanhando a variação do preço internacional do petróleo, e a alta nas commodities por causa da guerra na Ucrânia, são outras variáveis que influenciaram nesse cenário.

A consequência disso é uma enorme entrada de caixa, proporcionando a distribuição de dividendos que enchem os olhos e os bolsos de seus acionistas, entre eles, o principal, o governo federal.

De 2019 até o momento, o governo embolsou mais de 400 bilhões de reais, entre dividendos, impostos e royalties. Só entre junho e julho deste ano, deverá receber perto de 14 bilhões de reais em dividendos. Nada mal para um sócio que vive reclamando de sua própria gestão.

A distribuição de dividendos é um aspecto muito interessante, no caso da Petrobras, mas, para se decidir entre comprar ou não ações da empresa é preciso analisar vários aspectos em relação ao seu futuro.

E as perspectivas são muito boas. Há grande expectativa, por exemplo, em relação aos investimentos na exploração do petróleo do pré-sal, umas das maiores reservas do mundo, que colocará o Brasil lado a lado com os grandes produtores, como Arábia e Rússia.

Assim, mesmo estando no olho do furacão político deste ano, a Petrobras ainda continua sendo uma ótima opção de investimento, com boa perspectiva de distribuição de dividendos e investimentos que consolidam a empresa com uma das maiores de seu setor no mundo.

Rogério Araújo é educador financeiro, gestor e consultor de finanças, especialista em investimentos.

Gostou deste conteúdo e quer saber mais? É só clicar aqui 

Veja também no nosso blog

 

você pode gostar também

Comentários estão fechados.