ANÁLISE: Vendas no Varejo

Número do mês anterior revisado de 1.1% para 1.3%

A PMC de março registrou altas de 1,0% no conceito restrito e 0,7% no ampliado. Ambas vieram acima das nossas expectativas (0,6% restrito e 0,1% ampliado) e do mercado (0,5% restrito e -0,1% ampliado);

Comparado ao ano anterior, a PMC cresceu 4,0% e 4,5% nos conceitos restrito e ampliado, respectivamente; e

Com o resultado de hoje, esperamos variação de 0,24% para o IBC-Br de março.

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A PMC de março registrou altas de 1,0% no conceito restrito e 0,7% no ampliado. Ambas vieram acima das nossas expectativas (0,6% restrito e 0,1% ampliado) e do mercado (0,5% restrito e -0,1% ampliado). Comparado ao ano anterior, a PMC cresceu 4,0% e 4,5% nos conceitos restrito e ampliado, respectivamente.

Destaca-se ainda o número do mês anterior revisado de 1.1% para 1.3% no restrito e de 2% para 2.1% no ampliado. Assim, o volume de vendas no varejo restrito cresceu 1,9% no primeiro trimestre de 2022 e no ampliado 2,3%.

Por dentro do índice, quedas apenas em Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-0,2%) e Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (-5,9%). As demais atividades avançaram no mês de março, Combustíveis e lubrificantes (0,4%), Hipermercados e supermercados (0,2%), Tecidos, vestuário e calçados (0,1%), Móveis e eletrodomésticos (0,2%), Livros, jornais, revistas e papelaria (4,7%), Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (13,9%) e Outros artigos de uso pessoal e doméstico (3,4%).

Em especial, a atividade de Equipamentos e materiais para escritório cresceu 16,2% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Comparado a fevereiro de 2020, o volume de vendas ainda está 6,1% abaixo.

O crescimento menor no conceito ampliado se deve a queda de 0,1% em Veículos, motocicletas, partes e peças, porém mais do que compensada pelo crescimento de 2,2% em Materiais de construção.

Com a leitura do mês e as revisões na série, os índices de varejo encontram-se agora 2,7% acima do nível de fevereiro de 2020 no conceito restrito e 1,6% acima no ampliado. Comparado a fotografia do mês anterior, o varejo restrito encontra-se em um valor muito acima (1,5 pp.), enquanto o ampliado está marginalmente pior (-0,2 pp.).

O volume de vendas no varejo imprimiu a terceira alta no ano e registrou um trimestre de forte expansão. Esperamos, contudo, uma reversão da dinâmica atual mais à frente devido a alta da inflação e o aperto das condições monetárias e financeiras.

O índice reforça, novamente, uma atividade mais forte no primeiro trimestre e coloca um viés de alta em nossas projeções de PIB no ano. Por fim, com o resultado de hoje, esperamos variação de 0,24% para o IBC-Br de março.

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