ANÁLISE: Petróleo e a exportação

Esperamos que o preço do petróleo WTI mantenha-se lateral no curto/médio prazo

Semanalmente, são divulgados os inventários de petróleo bruto pela Administração de Informação de Energia, que desta vez, diminuem para 6,135 milhões, sinalizando um aumento nos preços da matéria-prima em face de uma demanda que está desacelerando e enfrentando um panorama desafiador devido à contração econômica global, especialmente na China.

O petróleo, que parecia estar inclinado a um cenário de baixa após ser negociado ligeiramente abaixo dos mínimos mensais em torno de $78.50 dólares por barril, recupera essa faixa e incentiva os compradores que podem confiar a curto prazo na perspectiva de uma queda nos estoques e na escassez na demanda atual e futura.

As economias exportadoras desse recurso, como o Brasil, podem ter um aumento em suas receitas fiscais e corporativas, uma vez que os preços estão subindo, algo que deve ser otimizado devido ao início de um novo ciclo de flexibilização monetária que algumas economias na América Latina já estão implementando.

Esperamos que o preço do petróleo WTI mantenha-se lateral no curto/médio prazo, oscilando entre $78.30 e $84 dólares por barril.

*Renato Campos – Latam Senior Market Analyst da Hantec Markets

BrasilBrentpetróleoPreçopreçosWTI