A PMS de janeiro variou -0,1%, vindo abaixo das nossas expectativas (0,55%) e da mediana do mercado (0,3%);
Na variação anual, crescimento de 9,5% (vs. 10,2% Modal e 9,3% mercado); e
Com o resultado de hoje e as outras leituras mensais do IBGE, projetamos uma queda de 0,38% no IBC-Br de janeiro.
Comentário:
A PMS de janeiro variou -0,1% em janeiro, vindo abaixo das nossas expectativas (0,55%) e da mediana do mercado (0,3%). Na variação anual, crescimento de 9,5% (vs. 10,2% Modal e 9,3% mercado).
Por dentro do índice, crescimento apenas em Serviços profissionais, administrativos e complementares (0,6%) e Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (1,4%). Por outro lado, queda em Serviços prestados às famílias (-1,4%), Serviços de informação e comunicação (-4,7%) e Outros serviços (-1,1%).
Destaca-se que esta foi a primeira queda em Serviços prestados às famílias após 9 altas consecutivas, suas duas aberturas, Serviços de alojamento e alimentação e Outros serviços prestados às famílias, registraram leituras negativas de -1,5% e -0,8%, respectivamente. Com isso, os serviços às famílias estão 13,2% abaixo do nível pré-pandemia de fevereiro de 2020.
Está pensando como e onde investir? O destaque está aqui
Dentro de transportes, Transporte terrestre cresceu 2,1% e Armazenagem, serviços auxiliares aos transportes e correio (3,4%). Já Transporte aéreo, abertura mais volátil em transportes, cresceu 0,7% e após revisões na série encontra-se 4,7% acima do nível de fevereiro de 2020 (com a série anterior, tal número era -3,3%). A atividade de turismo, por sua vez, cresceu 1,1% em janeiro e encontra-se 9,7% abaixo do nível pré-pandemia.
Para frente, ainda vemos potencial de crescimento nos serviços prestados às famílias ao compararmos com seu nível anterior a pandemia. Contudo, o cenário para o setor ainda é muito preocupante. A inflação alta, o aperto das condições monetárias e financeiras com alta dos juros e os desdobramentos do conflito geopolítico na Ucrânia são alguns dos desafios para os serviços.
Com o resultado de hoje e as outras leituras mensais do IBGE, projetamos uma queda de 0,38% no IBC-Br de janeiro.