Investidores atentos aos bancos centrais. Essa foi a conclusão de várias casas de análises, porque a agenda global está fortalecida nos próximos dias e poderá pesar nas decisões monetárias.
Hoje, o Banco Central do Canadá manteve a taxa em 5,0% e citou que os juros mais elevados estão restringindo os gastos e o crescimento do consumo foi próximo de zero. O investimento empresarial tem sido volátil, mas estável no longo prazo. O BOC reconheceu o processo mais rápido de desinflação e abandonou a referência ao progresso “lento de inflação.”
Lembrando que ontem foi a vez do Banco Reserve da Austrália, que manteve a taxa em 4,35%. Porém, a partir da próxima terça-feira (12), o Federal Reserve, Banco Central do Brasil, Banco Central Europeu, Banco Central da Inglaterra, Banco Central do Japão, entre outros, estarão definido suas taxas de juros.
Hoje, os mercados ficaram sem rumo. O grande driver foi o relatório ADP de vagas de emprego do setor não agrícola dos EUA. O ADP, que é uma proxy do Payroll, ficou abaixo das estimativas e elevou ainda mais as expectativas para os relatórios de amanhã e sexta-feira (08).
Mais: Emprego no setor Privado dos EUA fica em 103 mil
Tema relacionado: Produtividade do trabalho sobe 5,2% nos EUA
O Ibovespa caiu pressionado pelas ações das petroleiras. O impacto veio da queda livre dos preços do Brent, que é referência, e do WTI. Além disso, os estoques de petróleo dos EUA caíram em 4,6 milhões de barris na semana fechada em 01 de dezembro. As refinarias operaram com 90,5% da capacidade.
Leia aqui: Estoques de Petróleo dos EUA caíram
Acompanhe o desempenho de hoje
ÁSIA
As bolsas da Ásia ficaram divididas, sendo que boa parte em campo positivo. Os investidores analisaram os resultados dos demais mercados no dia anterior. Além disso, as agências de classificação de risco seguem focadas no desempenho da China.
Índices: o Hang Seng, bolsa de Hong Kong, subiu 0,83% aos 16.463 pontos; o Shanghai, bolsa da China, caiu 0,11% aos 2.968 pontos; o Nikkei 225, bolsa de Tóquio, subiu 2,04% aos 33.445 pontos.
EUROPA
As bolsas esticaram o rali nesta sessão, com os investidores esperando pelos bancos centrais e, ao mesmo tempo, avaliando os dados econômicos da agenda do bloco.
Índices: o Stoxx Europe 600 subiu 0,52% aos 470.06 pontos; o FTSE-100, bolsa de Londres, subiu 0,34% aos 7.515 pontos; o DAX-30, bolsa de Frankfurt, subiu 0,75% aos 16.656 pontos.
ESTADOS UNIDOS
Os índices de Wall Street fecharam no vermelho, com os preços do petróleo nas mínimas de cinco meses. Além disso, os investidores estavam atentos ao relatório ADP, que ficou abaixo das estimativas e acabou elevando as expectativas para o Payroll.
Índices: o Dow Jones caiu 0,19% aos 36.054 pontos; o S&P 500 recuou 0,39% aos 4.549 pontos; o Nasdaq caiu 0,58% aos 14.146 pontos.
BRASIL
A bolsa de valores de São Paulo fechou em queda. O investidor estava monitorando os indicadores da agenda global, em especial dos EUA. Os arranjos corporativos estavam nos radares.
Índice: o Ibovespa caiu 1,01% aos 125.622 pontos.
O dólar fechou em queda de 0,48% aos R$4,902 para a venda.
Day Trade gerando interesses. Quer saber como? É só clicar aqui
Comentários estão fechados.