PMI Industrial cai para 48,6 no País

Leitura de outubro caiu frente aos 49,0 de setembro

O PMI Industrial caiu para 48,6 no Brasil em outubro. O Índice Gerente de Compras ficou abaixo de 50,0 pelo 2º mês consecutivo, sendo que em setembro o número era de 49,0.

A pesquisa do S&P Global revelou que os dados mais recentes indicaram uma ligeira deterioração na saúde do setor.

A produção nas fábricas teria sido refreada por circunstâncias adversas nas vendas, à medida que condições econômicas desafiadoras, a retração da demanda e a diminuição das exportações instigaram uma queda mais rápida de novos pedidos. Como consequência, a atividade de compras diminuiu e os estoques foram reduzidos.

“A desaceleração na atividade industrial propiciou boas notícias em termos de maior disponibilidade de recursos entre os fornecedores, ajudando a reduzir os preços de matérias-primas pelo sexto mês consecutivo em outubro. Isso, juntamente com condições competitivas e esforços para alavancar as vendas, continuou a se refletir em cortes nos preços de fábrica, o que poderia favorecer as vendas nos próximos meses”, disse a diretora Associada de Economia da S&P Global Market Intelligence, Pollyanna De Lima.

A redução da demanda por matérias-primas levou ao aumento dos níveis de estoques nos fornecedores, favorecendo prazos de entrega mais rápidos e outra queda nos preços de insumos.

Economias de custos e condições competitivas impulsionaram a 7ª queda consecutiva nos preços de fábrica.

Emprego

O emprego continuou a mostrar sinais de resiliência em outubro. As empresas contrataram mão de obra adicional ao ritmo mais acelerado na atual sequência de três meses de criação de empregos, alegadamente devido à reestruturação de pessoal, esforços de melhoria de processos e futura chegada de novas máquinas.

Embora as expectativas de negócio tenham continuado positivas, elas caíram para o nível mais baixo em seis meses em outubro.

A diminuição do otimismo foi decorrente de preocupações relacionadas a tributação, custos elevados de empréstimos, enfraquecimento da demanda e alta dívida pública.

Day Trade gerando interesses. Quer saber como? É só clicar aqui

você pode gostar também

Comentários estão fechados.