O Banco Central do Brasil publicou uma Resolução Conjunta [nº 7], que torna mais simples o processo de renovação de consentimentos para compartilhamento de dados no Open Finance.
“Com o objetivo de permitir maior comodidade e facilidade para os clientes, o normativo traz a possibilidade de as instituições participantes ofertarem prazos de validade mais longos do que o atual limite de 12 meses para o compartilhamento, mantendo a determinação de que seja permitido ao cliente revogar o compartilhamento a qualquer tempo”, disse o BCB.
Atualmente, para renovar um compartilhamento de dados, é preciso passar por todas as etapas de um novo consentimento. Com as mudanças trazidas pela Resolução, o processo de renovação é simplificado. A pessoa pode acessar o ambiente da instituição que recebeu seus dados (receptora) e confirmar o desejo de renovar o compartilhamento. “Inicialmente, essa jornada de renovação simplificada estará disponível apenas para clientes pessoa física, mas será estendida para pessoa jurídica a partir do próximo ano”, destacou o BCB.
Open Finance no Brasil
A Estrutura de Governança responsável pela implementação do Open Finance no Brasil, formada pelas principais associações do mercado, fará o desenvolvimento das especificações técnicas e as funcionalidades devem estar prontas para serem oferecidas ao público até o final de novembro de 2023.
Day Trade gerando interesses. Quer saber como? É só clicar aqui
Comentários estão fechados.