Apesar da alta na Atividade de Serviços do setor privado para junho ter avançado, o índice Composto mostrou contração, ou seja, uma perda no ritmo de crescimento.
O índice PMI Composto da Atividade Econômica do Brasil caiu de 52,3 em maio para 51,5, indicando a expansão mais fraca desde março. Os dados são do *S&P Global e foram apresentados nesta quarta-feira.
O setor industrial foi responsável pelo maior entrave no desempenho geral, registrando uma contração acentuada e mais acelerada na produção. A atividade de serviços registrou um aumento sólido, apesar do ritmo de crescimento moderado, que atingiu o patamar mais baixo em três meses.
No entanto, o crescimento das vendas agregadas se fortaleceu, em meio a uma recuperação mais acelerada na economia de serviços. Os pedidos a fábricas voltaram a diminuir em junho.
Ao nível consolidado, a inflação dos custos dos insumos quase não registrou alteração desde maio e, portanto, está entre as mais fracas dos três últimos anos. Os fabricantes de bens viram a queda mais acentuada nos custos dos insumos em 14 anos, enquanto a taxa de inflação acelerou no setor de serviços.
Com a inflação de preços diminuindo na economia de serviços e os fabricantes de bens sinalizando outra redução nos preços dos bens, o setor privado registrou o aumento mais lento e quase três anos.
Sobre a Pesquisa
O Índice Composto de Produção é uma média ponderada usando o Índice de Produção do setor Industrial e o Índice de Atividade de Negócios do setor de Serviços.
Os pesos refletem os tamanhos relativos dos setores industrial e de serviços de acordo com os dados oficiais do PIB.
O Índice Composto de dados de Produção pode ser referido como o “PMI Consolidado”, mas não é comparável com o número básico do PMI do setor Industrial.
Os dados básicos da pesquisa não são revisados após a sua publicação, mas os fatores de ajustes sazonais podem ser revisados de vez em quando, se necessário, o que afetará os dados sazonalmente ajustados das séries.
*Dados do relatório S&P Global
Quer saber sobre Day Trade? É só clicar aqui
Comentários estão fechados.