Petrobras (PETR4) garante energia limpa

Fontes de UHEs, solar e eólica são usadas pela petroleira

A Petrobras (PETR4) comprou certificação internacional que garante que 100% da energia elétrica utilizada em suas operações industriais e administrativas no Brasil é gerada por fontes renováveis. Essa chancela – chamada certificação I-REC (Renewable Energy Certificate) – atesta que a energia elétrica adquirida pela companhia de fornecedores externos é gerada exclusivamente por fontes renováveis, como energia hidrelétrica, eólica ou solar.

O objetivo é neutralizar as emissões de escopo 2, termo empregado pela indústria mundial para as emissões associadas ao consumo de energia obtida de um supridor externo. A prática foi incorporada pela Companhia a partir de 2022. Os certificados foram adquiridos junto às principais empresas fornecedoras de energia elétrica para a Petrobras: AES Brasil, CPFL Soluções e Cemig.

“A neutralização de emissões do escopo 2 é um marco relevante em nossa jornada de transição energética e evidencia que estamos colhendo frutos concretos nessa caminhada em parceria com nossos fornecedores”, disse o presidente da Petrobras Jean Paul Prates.

Os certificados fazem parte da primeira iniciativa do portfólio de ações que contou com os recursos do Fundo de Descarbonização da Petrobras. Eles abrangem 100% da energia elétrica comprada e correspondem à totalidade das emissões de escopo 2 das operações da empresa no Brasil em 2022.

“A aquisição dos certificados está alinhada à nossa ambição de atingir a neutralidade das emissões operacionais até 2050 e reforça o nosso compromisso com a descarbonização de nossas operações, contribuindo para uma transição energética segura”, afirma o Diretor de Transição Energética e Sustentabilidade da Petrobras, Maurício Tolmasquim.

Veja também no nosso blog

 

você pode gostar também

Comentários estão fechados.